Quarta-feira, 14 de Julho de 2010

2º Prova sulpesca - TTGL 2010

   

 "Barzeco " - Mourão

Realizou-se em Mourão nos dias 3 e 4 de Julho de 2010 a 2ª prova do Torneio Terras do Grande Lago - Sulpesca. Compareceram 21 equipas que bastantes dificuldades tiveram para superar o intenso calor que se fazia sentir. Os cerca de 40 graus de temperatura naturalmente reduziram bastante a actividade dos achigãs o que tornou a prova bastante dura.

Ao invés da última prova em que “a brincar a sério” referi  um cartão amarelo ao CEPA por não ter havido fiscalização aos barcos no 1º dia da 1ª prova, agora começo por dar os parabéns a direcção do CEPA e todo o seu corpo técnico. A prova foi bem organizada, o local escolhido não podia ser melhor, bons acessos, condições excelentes para colocação dos barcos, pesagem rápida e eficiente com pesagem em directo transmitida no site do CEPA. Os barcos foram fiscalizados e tudo correu pelo melhor. A destacar a pesagem em directo só possível com a ajuda do Pedro Alves e do Francisco Lérias que permitiram que em casa pudessem acompanhar a pesagem.

Sobre o regulamento, mais uma vez creio que as alterações introduzidas no ano anterior e com alguns melhoramentos efectuados este ano permitiram ter um torneio bastante competitivo. Mais uma vez se provou que tudo pode acontecer em termos classificativos tornando assim as provas e o torneio mais competitivos sendo a regularidade das duas provas a norma que garante a vitória.

Cada vez tenho menos tempo para escrever e por norma costumo apenas relatar um pouco a prova do team e indicar o nome dos vencedores mas volto a referir que o cacipesca está sempre disponível para publicar os relatos de todos desde que os enviem.

A prova foi vencida pela dupla Ildeberto Martins/ António Carreiro que fizeram uma excelente pesca nos dois dias com mais de 7kg. Também a dupla Pedro Queiroga/ João Neves fruto da regularidade conseguiram um excelente 2º lugar com cerca de 6kg. A dupla Francisco Lérias/ Pedro Ruxa, para mim actualmente uma das melhores duplas conseguiram superar as dificuldades e alcançaram o 3º lugar. O maior exemplar do 1º dia com 1,975kg foi capturado por Ildebeto Martins que insatisfeito acabaria por capturara também o maior exemplar da 2ª manga e da prova com 2, 210kg.

Actualmente O Torneio TTGL 2010 é liderado pela dupla Francisco Lérias/ Pedro Ruxa com 3 pontos, em segundo Lugar Ildeberto Martins/ António Carreiro com 8 pontos e em terceiro lugar e esperemos sinceramente que se mantenham o que já não é mau Mário Encarnado/ João Pardal com 10 pontos.

  

Pesagem do 1º Dia - Vitória na 1ª manga com 5,110 kg

A NOSSA PROVA - TEM TICA

1º Dia

No fim-de-semana que antecedeu a prova optamos por não treinar uma vez que tínhamos treinado duas semanas antes e o resultado foi sinceramente desanimador. A disponibilidade era pouca e as esperanças muito fracas, partimos assim para a prova com expectativas moderadas pois sabíamos que os peixes estavam difíceis. Como em tudo existe uma estratégia e neste caso escolhemos uma zona por sinal bem conhecida e começamos a explorara os pesqueiros em que temos confiança. A técnica a explorara embora pessoalmente nunca saiba como vou pescar, só no local é que decido com o que pescar, mentalmente sabíamos que teríamos que apostar numa pesca mais leve, à texas com vinis pequenos e leves. Assim foi e sem stresses pois as expectativas eram moderadas fizemos o 1º peixe ao fim de duas horas e meia. Existem aqueles pesqueiros que nos levam a ir lá vezes sem conta pois são tantas as alegrias que nos dão que levam sempre um toque, assim aconteceu no pesqueiro que para mim é o nº1 em Alqueva, porque já me deu o meu maior exemplar com 2,880kg  e vários peixes acima dos 2kg. Assm que chegamos faço um lançamento com um crankbait e perco logo um peixe talvez com 1,5km, ferrou mal e nem deu hipótese. O Sr. Pardal disse logo de sua justiça sobre o que teria acontecido, mas como já estou habituado disse-lhe, não te preocupes que já apanho outro e no segundo lançamento com a mesma amostra sai um peixe com cerca de 1kg. O Pardal não se deixou influenciar pelo crankbait e com um vinil, o tal barriga aberta ferra um belo menino que viria a pesar 1,775kg.

Não estava a correr mal e no pesqueiro seguinte com mum senko o pardal faz mas um peixe a rondar o kg. De pesqueiro em pesqueiro pescando com senkos e lagostins pequenos fizemos o limite. Já bastante motivados para trocar alguns peixes mais pequenos num daqueles pesqueiros que ninguém gosta mas onde tiro sempre peixe, decidi pescar à Texas para arriscar tirara peixes maior. Assim aconteceu a cerca de 7/ 8 metros e ainda na queda ferro um peixe com 1,700kg, gordo que se fartava e cheio de força. Deu-me um grande gozo tirara este peixe até porque o Sr. Pardaloca já me estava a passar para traz. Com o devido reSpeito pelo vencedor da taça do mundo e grande veterano faço mais um peixito no mesmo local, da mesma forma embora este estivesse menos fundo. Trocamos mais dois peixes e decidimos guardar o pesqueiro para o dia seguinte e no resto do tempo que faltava para o final fomos ver alguns pesqueiros que tínhamos em mente para o domingo. Apresentamos assim à pesagem 5 peixes que pesaram 5,110kg vencendo assim a primeira manga.

Classificação da Prova e do Torneio em http://www.cepa-evora.blogspot.com/

Só a titulo de desabafo e porque me apetece dizê-lo a provas começam a ser um pouco massacrantes para mim, apanha-se pouco peixe, passam-se muitas horas em cima de um barco as vezes com muito calor e só o convívio e a amizade fazem com que as provas valham a pena. Não pensem que estou a desistir mantenho-me na luta mas dá que pensar o que vai ser o Alqueva daqui por diante com uma maior pressão de pesca devido às provas que se aproximam, passar 7 a 14 horas a pescar apenas para apanhar um peixito ou dois é desmotivante. Mas… o achigã é aquele peixe que não tem palavras a tal hora sexual como diz o Fernando por vezes faz-nos esquecer as horas que passamos á grade, cada vez me convenço mais que o achigã não tem regras.

 2º Dia

No 2º dia as coisas não correram tão bem, Karma do 2º dia não me larga e as horas foram passando e só conseguimos uma captura. Mantivemos a mesma linha de pesca, os mesmos locais, as mesmas técnicas mas sem sucesso. Ao invés de sábado levantou-se bastante vento que baralhou tudo novamente e nos deixou sem grandes hipóteses. Consigo perceber que apesar dos nossos esforços talvez a aposta devesse ter incidido mais na pesca rápida com crankbaits, mas não sei fico sempre na duvida, estava mais vento, mas os peixes mantinham-se com pouca actividade e bastante localizados. Mesmo os locais onde tínhamos feito várias captura de peixes mais pequenos no 1º dia não davam nada. Escusado será dizer que o 2º dia foi só penar. Também consigo perceber que tenho que mudar de alguma forma o método de treino pois no 2º dia fico quase sempre sem soluções e nos treinos não faço o que devia para reconhecer os pesqueiros e preparar melhor a prova. Em resumo os treinos devem ser aproveitados para delinear a prova, vendo como estão os pesqueiros, sondar os cabeços, enfim alinhavar tudo.

Bom, no final disto tudo ainda ficamos em 7º lugar o que nos deu o 3º lugar no torneio com 10 pontos a 2 do segundo classificado.

 

 

Texto e Fotos: Mário Encarnado

Mis fotos no site do CEPA http://www.cepa-evora.blogspot.com/

 

publicado por cacipesca às 22:52

link do post | comentar | favorito

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Gostei muito do seu blog, se quiser ver um pouco m...
Isto é uma treta emquato demais países úteis ombro...
Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...

.mais comentados