"Barzeco " - Mourão
Realizou-se em Mourão nos dias 3 e 4 de Julho de 2010 a 2ª prova do Torneio Terras do Grande Lago - Sulpesca. Compareceram 21 equipas que bastantes dificuldades tiveram para superar o intenso calor que se fazia sentir. Os cerca de 40 graus de temperatura naturalmente reduziram bastante a actividade dos achigãs o que tornou a prova bastante dura.
Ao invés da última prova em que “a brincar a sério” referi um cartão amarelo ao CEPA por não ter havido fiscalização aos barcos no 1º dia da 1ª prova, agora começo por dar os parabéns a direcção do CEPA e todo o seu corpo técnico. A prova foi bem organizada, o local escolhido não podia ser melhor, bons acessos, condições excelentes para colocação dos barcos, pesagem rápida e eficiente com pesagem em directo transmitida no site do CEPA. Os barcos foram fiscalizados e tudo correu pelo melhor. A destacar a pesagem em directo só possível com a ajuda do Pedro Alves e do Francisco Lérias que permitiram que em casa pudessem acompanhar a pesagem.
Sobre o regulamento, mais uma vez creio que as alterações introduzidas no ano anterior e com alguns melhoramentos efectuados este ano permitiram ter um torneio bastante competitivo. Mais uma vez se provou que tudo pode acontecer em termos classificativos tornando assim as provas e o torneio mais competitivos sendo a regularidade das duas provas a norma que garante a vitória.
Cada vez tenho menos tempo para escrever e por norma costumo apenas relatar um pouco a prova do team e indicar o nome dos vencedores mas volto a referir que o cacipesca está sempre disponível para publicar os relatos de todos desde que os enviem.
A prova foi vencida pela dupla Ildeberto Martins/ António Carreiro que fizeram uma excelente pesca nos dois dias com mais de 7kg. Também a dupla Pedro Queiroga/ João Neves fruto da regularidade conseguiram um excelente 2º lugar com cerca de 6kg. A dupla Francisco Lérias/ Pedro Ruxa, para mim actualmente uma das melhores duplas conseguiram superar as dificuldades e alcançaram o 3º lugar. O maior exemplar do 1º dia com 1,975kg foi capturado por Ildebeto Martins que insatisfeito acabaria por capturara também o maior exemplar da 2ª manga e da prova com 2, 210kg.
Actualmente O Torneio TTGL 2010 é liderado pela dupla Francisco Lérias/ Pedro Ruxa com 3 pontos, em segundo Lugar Ildeberto Martins/ António Carreiro com 8 pontos e em terceiro lugar e esperemos sinceramente que se mantenham o que já não é mau Mário Encarnado/ João Pardal com 10 pontos.
Pesagem do 1º Dia - Vitória na 1ª manga com 5,110 kg
A NOSSA PROVA - TEM TICA
1º Dia
No fim-de-semana que antecedeu a prova optamos por não treinar uma vez que tínhamos treinado duas semanas antes e o resultado foi sinceramente desanimador. A disponibilidade era pouca e as esperanças muito fracas, partimos assim para a prova com expectativas moderadas pois sabíamos que os peixes estavam difíceis. Como em tudo existe uma estratégia e neste caso escolhemos uma zona por sinal bem conhecida e começamos a explorara os pesqueiros em que temos confiança. A técnica a explorara embora pessoalmente nunca saiba como vou pescar, só no local é que decido com o que pescar, mentalmente sabíamos que teríamos que apostar numa pesca mais leve, à texas com vinis pequenos e leves. Assim foi e sem stresses pois as expectativas eram moderadas fizemos o 1º peixe ao fim de duas horas e meia. Existem aqueles pesqueiros que nos levam a ir lá vezes sem conta pois são tantas as alegrias que nos dão que levam sempre um toque, assim aconteceu no pesqueiro que para mim é o nº1 em Alqueva, porque já me deu o meu maior exemplar com 2,880kg e vários peixes acima dos 2kg. Assm que chegamos faço um lançamento com um crankbait e perco logo um peixe talvez com 1,5km, ferrou mal e nem deu hipótese. O Sr. Pardal disse logo de sua justiça sobre o que teria acontecido, mas como já estou habituado disse-lhe, não te preocupes que já apanho outro e no segundo lançamento com a mesma amostra sai um peixe com cerca de 1kg. O Pardal não se deixou influenciar pelo crankbait e com um vinil, o tal barriga aberta ferra um belo menino que viria a pesar 1,775kg.
Não estava a correr mal e no pesqueiro seguinte com mum senko o pardal faz mas um peixe a rondar o kg. De pesqueiro em pesqueiro pescando com senkos e lagostins pequenos fizemos o limite. Já bastante motivados para trocar alguns peixes mais pequenos num daqueles pesqueiros que ninguém gosta mas onde tiro sempre peixe, decidi pescar à Texas para arriscar tirara peixes maior. Assim aconteceu a cerca de 7/ 8 metros e ainda na queda ferro um peixe com 1,700kg, gordo que se fartava e cheio de força. Deu-me um grande gozo tirara este peixe até porque o Sr. Pardaloca já me estava a passar para traz. Com o devido reSpeito pelo vencedor da taça do mundo e grande veterano faço mais um peixito no mesmo local, da mesma forma embora este estivesse menos fundo. Trocamos mais dois peixes e decidimos guardar o pesqueiro para o dia seguinte e no resto do tempo que faltava para o final fomos ver alguns pesqueiros que tínhamos em mente para o domingo. Apresentamos assim à pesagem 5 peixes que pesaram 5,110kg vencendo assim a primeira manga.
Classificação da Prova e do Torneio em http://www.cepa-evora.blogspot.com/
Só a titulo de desabafo e porque me apetece dizê-lo a provas começam a ser um pouco massacrantes para mim, apanha-se pouco peixe, passam-se muitas horas em cima de um barco as vezes com muito calor e só o convívio e a amizade fazem com que as provas valham a pena. Não pensem que estou a desistir mantenho-me na luta mas dá que pensar o que vai ser o Alqueva daqui por diante com uma maior pressão de pesca devido às provas que se aproximam, passar 7 a 14 horas a pescar apenas para apanhar um peixito ou dois é desmotivante. Mas… o achigã é aquele peixe que não tem palavras a tal hora sexual como diz o Fernando por vezes faz-nos esquecer as horas que passamos á grade, cada vez me convenço mais que o achigã não tem regras.
2º Dia
No 2º dia as coisas não correram tão bem, Karma do 2º dia não me larga e as horas foram passando e só conseguimos uma captura. Mantivemos a mesma linha de pesca, os mesmos locais, as mesmas técnicas mas sem sucesso. Ao invés de sábado levantou-se bastante vento que baralhou tudo novamente e nos deixou sem grandes hipóteses. Consigo perceber que apesar dos nossos esforços talvez a aposta devesse ter incidido mais na pesca rápida com crankbaits, mas não sei fico sempre na duvida, estava mais vento, mas os peixes mantinham-se com pouca actividade e bastante localizados. Mesmo os locais onde tínhamos feito várias captura de peixes mais pequenos no 1º dia não davam nada. Escusado será dizer que o 2º dia foi só penar. Também consigo perceber que tenho que mudar de alguma forma o método de treino pois no 2º dia fico quase sempre sem soluções e nos treinos não faço o que devia para reconhecer os pesqueiros e preparar melhor a prova. Em resumo os treinos devem ser aproveitados para delinear a prova, vendo como estão os pesqueiros, sondar os cabeços, enfim alinhavar tudo.
Bom, no final disto tudo ainda ficamos em 7º lugar o que nos deu o 3º lugar no torneio com 10 pontos a 2 do segundo classificado.
Texto e Fotos: Mário Encarnado
Mis fotos no site do CEPA http://www.cepa-evora.blogspot.com/
. Lontras na Barragem da Ma...
. Abertura caça geral - Alv...
. Campeonato nacional Juven...
----------------------
----------------------
.:CAÇA
.
.:OUTROS LINK`S DE CAÇA |
-----------------------
.:PESCA
.:OUTROS LINK`S DE PESCA |
------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA
-----------------------
.:DIVERSOS
-----------------------
.:Blog`s Amigos
Histórias de Caça em Portugal
|