Sexta-feira, 27 de Maio de 2005

Pescar e Libertar

libertar_3_mini.gif

No seguimento de alguns comentários sobre esta temática resolvi expressar a minha opinião e assim lançar o debate.
Compreendo que um dos aspectos mais importantes da Pesca do Achigã moderna é o da sustentabilidade dos recursos. A formação de novos pescadores com as modernas técnicas de pesca ao achigã deve ser acompanhada de uma modificação das atitudes.
A máquina fotográfica passará a ser uma componente indispensável do equipamento, permitindo, mais tarde, recordar com satisfação aquele belo exemplar que tivemos a satisfação de capturar, fotografar e libertar e que numa próxima jornada de pesca poderemos, talvez, reencontrar.

Julgo também que não podemos ser fundamentalistas, pois aqueles que defendem esta prática também prevaricam. Conheço muitos casos de pescadores quase profissionais que vendem o peixe para restaurantes para comprarem material.Gosto de pescar dentro da lógica da sustentabilidade, mas assumo que nem sempre liberto os achigãs que capturo, no entanto quando pesco carpas, barbos, etc. liberto-os sempre. Nunca trago para cas um achigã sem medida, cumpro as regras do defeso e tiro sempre a licença. J´s tenho libertado alguns achigãns, depende dos dias. Julgo que a pesca ao achigã se está amassificar e provávelmente como na caça deverá existir um limite para as capturas, no entanto compete ás autoridades competentes regular esta matéria. Já existem muitas associações de pesca ao achigã bem organizadas (Ex. APA) que provávelmente estão a trabalhar neste sentido. Salvo melhor, esta é a minha opinião.

JULGO QUE NÓS OS PESCADORES AMADORES NÃO PODEMOS DEIXAR QUE UMA PEQUENA ELITE DITE AS REGRAS E CRITIQUE DESMESURADAMENTE AQUELES QUE NÃO OS SEGUEM. ISTO SERÁ DIVIDIR OS PESCADORES EM VEZ DE OS UNIR.

Este post teve como base o artigo publicado por Jaime Sacadura em
http://www.bass-brothers-team.com/

Mário Encarnado


publicado por cacipesca às 14:45

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Jaime Sacadura a 11 de Junho de 2005 às 12:42
Não sei se me inclui nessa tal elite que aparentemente pretende ditar regras sobre o pescar e libertar.

As minhas opiniões sobre o tema são sobejamente conhecidas e publicitadas no nosso site e em vários fóruns e rondam básicamente os seguintes pontos:

Se a maioria dos pescadores não praticar nas suas jornadas de pesca o Pescar e Libertar, a pesca ao Achigã como a conhecemos não tem qualquer futuro.

Não sou fundamentalista sobre o assunto e embora liberte TODOS os peixes que capturo à vários anos, reconheço que trazer OCASIONALMENTE ALGUNS exemplares para casa (principalmente na faixa das 500 gramas ao 1Kg, embora a situação varie de barragem para barragem) não pode ser condenado por ninguém.

Já não posso concordar com a divulgação de morticínios como o que aparece mais abaixo com 19 achigãs mortos numa única jornada de pesca. Se todos os pescadores que frequentam o Alqueva tiverem essa atitude, daqui a muito pouco tempo vão passar os dias de pesca a dar "banho às amostras".

Numa próxima jornada, experimente seguir a minha sugestão (que transcreve, sem o mencionar, neste artigo) e faça algumas fotografias à libertação de um bom exemplar. Envie-mas, que terei muito prazer em as montar em sequência como aquela que usou para ilustrar este tema.

Verá que, no futuro, o prazer que vai sentir quanto rever essa libertação será muito maior do que a eventual refeição que o peixe lhe teria proporcionado.

Como nota final, agradeço que quando incluir no seu blog textos, fotografias ou outros conteúdos retirados do noso site, não se esqueça de incluir um link para a página original do respectivo conteúdo.

Com os melhores cumprimentos,

Jaime Sacadura

Comentar post

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados