Domingo, 29 de Maio de 2005

Peixe - gato em Alqueva

peixe gato 2.jpg
Qem não os viu já, e quem não os pescou? Conheço pouco sobre este peixe, dizem que foi intriduzido no Alqueva pela EDIA com um determinado objectivo que ainda não sei qual é.Antes de escrever sobre este peixe tentei pesquisar no site da EDIA, onde existe um estudo sobre as espécies piscicolas mas não consegui ler o estudo. Sei que é uma espécie oriunda doas EUA e já existem no Rio Douro. Segundo alguns investigadores, o peixe-gato é um dos pesos-pesados das águas doces. A presença do peixe-gato no Alqueva segundo alguns biólogos e ambientalistas constitui uma ameaça à sua fauna piscícola. O peixe - gato alimenta-se de outras espécies", pelo que "poderá estar em causa o equilíbrio das várias espécies ai existentes". Este autêntico exterminador é um peixe ósseo, silurídeo na água doce, caracterizado pelos muitos barbilhões (bigodes) ao redor da boca e pela presença de glândulas de veneno ligadas aos espinhos peitorais.

O peixe-gato está espalhado por toda a Europa, existindo cerca de 40 espécies.Alimentam-se de larvas de mosquitos, caracóis, ovas e pequenos peixes. É um peixe de fundo sociável e bastante sensivél à poluição. O seu período de desova situa-se entre os meses de Abril a Julho.

Julgo que estes peixes já devem existir noutros locias pois geralmente os pescadores repovoam outras barragens e só para terem uma ideia em Évora no lago do Jardim Publico - Parque infantil existiam até há bem pouco tempo 3 ou 4 peixes destes.

No ano passado com o Alexandre Nunes pescámos dois e ficámos sem saber o que era pois nuca tinhamos pescados estes peixes.


Mário Encarnado
publicado por cacipesca às 21:48

link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De Srgio Carvalho a 30 de Maio de 2005 às 23:43
Nao.. nao foi a EDIA, eles ja estavam no guadiana, pois vieram de espanha onde tem sido introduzidos, por tudo quanto é sitio.

Nao serve para nada.. nao da luta... mata outros peixes... não é facil de preparar pra comer..
De Ricardo Jorge a 12 de Dezembro de 2006 às 13:23
Apesar de já ter visto exemplares maiores, este ano fiquei espantado quando vi centenas destes peixes com cerca de 1 centímetro, todos pretos muito escuros e ate lhes achei alguma graça. Como já disse eram muitos e formavam uma bola viva enquanto se mexiam uns no meio dos outros procurando comida no meio do lodo da margem. Acho que foram introduzidos para limparem os troncos e a madeira que ficaram de baixo de água.
De cacipesca a 18 de Dezembro de 2006 às 13:06
Ricardo obrigado pelo seu comentário. Seja bem vindo ao nosso blog.
Em Alqueva existem milhares de peixes gato, geralmente juntam-se em cardumes enormes tal como descreve não limpam só os fundos mas também os alevins dos achigãs.

Mário Encarnado
De alexandra isabel fialho relvas a 25 de Junho de 2011 às 18:15
bom hoje passei a tarde a procura de informações destes ricos peixes, pois ontem fui a pesca com o meu namorado e apanhei um monte de peixes gato bebes.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

bom hoje passei a tarde a procura de informações destes ricos peixes, pois ontem fui a pesca com o meu namorado e apanhei um monte de peixes gato bebes. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Tasse</A> a tornar uma praga pois as margens da barragem é só o que se vê.<BR>Alem de termos apanhado 5 peixes gato, acabou por nos estragar a tarde pois ia-mos as lúcio perca e só apanhamos 1 a conta de tanta picada de peixes gato.<BR>
De jasmimgerivaz2@hotmail .com a 12 de Agosto de 2013 às 21:20
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ao existente em Moçambique peixe comestivel.Conheç-o pessoalmente vi muitas pessoas a utilizá-lo na alimentação, vivia onde viviam as cacanas(Tilápias de água doce).Portugal importa carradas de filetes de peixe gato congelado do Delta do Mekong, local altamente poluído.As Pessoas compram e gostam, esquecendo-se que num estudo feito devido ao local onde são pescados podem apresentar larvas.É muito consumido na África do Sul e ex- Rhodésia. Era produzido em cativeiro há pouco tempo em Moçambique, pelos ex-farmeiros rodesianos em filetes congelados.Existe no Ebro e bem grandes.Existe nos lagos no interior da Polónia e é vendido nas peixarias do interior, longe do mar, exactamente em hipermercados do tamanho do Continente, como exemplo.Claro que no nome do peixe está uma referència a áfrica. Nunca ouvi dizer que tem qualquer parte venenosa.Conheço-o há mais de 50 anos.Jé vi á venda em Portugal, originário do Brasil de cor cinzenta.Não passa do peixe Bagre de água doce,se calhar até é uma boa oportunidade de negócio a criação deste peixe pois tem uma carne branca e limpa.Ele também se vende seco.É fácil encontrá-lo em Lisboa.As comunidades africanas estão habituadas a ele.
De JasmimAlberto Gerivaz a 12 de Agosto de 2013 às 21:34
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pescado no rio Pungué com cerca de dois metros.Num documentário sobre o mesmo no rio Ebro voltei a ver em filme um desse tamanho.Quando era miudo tinha como passatempo pescar o mussopo só com o anzol, ele nem isca precisava.Esse peixe quando vem a seca mete-se no lôdo e aí fica até ás proximas chuvas.Qualquer charco os tinha logo que chovesse.Pensso que longe de ser um perigo poderá ser uma riqueza.
A reprodução é muito grande, depressa vai a 1 kg a 2 kg o que já é bom para filetes e farinha de peixe.

Comentar post

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados