Segunda-feira, 18 de Julho de 2005

Toneladas de peixe morreram na Barragem da Rocha

20050714033156.jpg
Falta de oxigénio matou “mais de 20 toneladas” de carpas na albufeira do Monte da Rocha. Associação de Regantes tinha alertado para o problema mas nada foi feito.
Várias toneladas de peixes, sobretudo carpas, morreram na albufeira do Monte da Rocha devido à diminuição do volume de água que, actualmente, se encontra a cerca de 30 por cento da capacidade total. A barragem do Monte da Rocha tem uma albufeira muito plana, que aquece muito facilmente com o calor e, desse modo, provoca uma diminuição da taxa de oxigenação, causando a morte da fauna piscícola.
A Associação de Regantes de Campilhas e Alto Sado (ARCS), que gere a albufeira, temia que esta catástrofe pudesse suceder e, segundo o dirigente Ílidio Martins, "há mais de um mês" que o Instituto Nacional da Água (INAG) e a Protecção Civil foram alertados pela associação "sobre o peixe em excesso na albufeira da barragem" e "para o risco da actual situação acontecer" – "Mas ninguém fez nada", lamenta.
Os peixes mortos começaram a aparecer na albufeira na sexta-feira, dia 8, "mas ainda em quantidade reduzida", tendo a maior mortandade ocorrido durante o fim-de-semana. "Avisámos logo as entidades competentes e, no sábado, brigadas da autarquia e do Núcleo Florestal recolheram várias centenas de quilos e enterraram-nos numa herdade próxima da zona, com autorização do proprietário", contou o presidente da Câmara Municipal de Ourique, António Afonso.
Na terça-feira, 12, começaram as operações de remoção e, na quarta-feira, à hora de fecho desta edição, já tinham sido retiradas das margens da albufeira "cerca de 20 toneladas" de peixe morto e "largamente putrefacto". Para prosseguir as operações de remoção, devido à continuação da mortandade, aos 30 funcionários das câmaras de Castro Verde e Ourique, e da Circunscrição Florestal do Sul, juntaram-se dois pelotões do Exército, com cerca de 25 militares e meios técnicos do Regimento de Infantaria de Beja. O peixe recolhido foi enterrado em valas abertas a jusante da barragem.
A barragem é a principal fonte de abastecimento da rede de água pública da vila de Castro Verde e, inicialmente, as autoridades chegaram a recear o risco de saúde pública devido à elevada mortandade dos peixes. Nuno Lecoq, responsável pela Gestão Ambiental e Recursos Hídricos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, admitiu essa possibilidade, mas tal cenário acabou por ser afastado porque, segundo o autarca de Ourique garantiu à Lusa, as equipas de limpeza começaram a actuar com urgência e a captação para abastecimento público situa-se longe da zona onde há mais peixes mortos.

Noticia e foto de www.diariodoalentejo.pt

ESTA NOTICIA NÃO É NOVIDADE, TODOS OS DIAS TEMOS NOTICIAS DESTAS NA TELEVISÃO E NOS JORNAIS. NAS PEQUENAS BARRAGENS ACONTECE O MESMO MAS SEM NOTICIA, SEM QUE AS AUTORIDADES FAÇAM ALGO PARA MINIMIZAR A AGONIA DOS PEIXES. AINDA AGORA ESTAMOS EM JULHO E JÁ TEMOS O TERRITÓRIO NACIONAL EM SECA EXTREMA. VAMOS VER ONDE É QUE ISTO VAIS PARAR.

Mário Encarnado


publicado por cacipesca às 18:41

link do post | comentar | favorito
|

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados