Quinta-feira, 6 de Outubro de 2011

Caça Geral em Alvito – 5 de Outubro de 2011

Depois de uma noite bem dormida, sem a euforia que carateriza o 1º dia de caça sai para me encontrar com o amigo Fernando Pereira que também iria caçar comigo em Alvito. Como sempre à hora marcada, no local do costume, na bomba do Sofio, tomámos o café e trocamos algumas impressões sobre a jornada de caça.

 

A expetativa era grande uma vez que a zona a caçar ainda estava intocada pois a caça nesta associativa roda por quatro zonas. Desta vez levei apenas a TICA para deixar o cachorro a descansar e por estar muito calor.

 

Feito o sorteio e distribuídos os caçadores pelas duas zonas a caçar, iniciou-se mais uma jornada de caça intensa cheia de lances e com grande calor à mistura. Dias não são dias e não tardou um minuto e sai-me a 1ª lebre, faço três tiros e lá vai ela, com a TICA sempre no rasto. Fiquei estupefacto, e pensei, mais uma que erro esta época, fiquei mesmo dececionado, deixei de ver a lebre e a cadela, qual não é o meu espanto quando me aprece com a lebre na Boca.

 

Este é daqueles momentos que não vou esquecer, fiquei bastante contente por a cadela me ter cobrado a lebre, foi um bonito lance. Atirei à lebre com chumbo 7 já um pouco larga e por este motivo não caiu logo. A jornada prosseguiu e as perdizes levantavam bastante longe mas sem saírem da linha, entretanto vejo uma lebre a escapar-se à minha frente e já não lhe tirei os olhos de cima fixando a zona onde se amagou. Quase a chegar ao local, passei num  terreno excelente para ter uma lebre e tinha mesmo, sai-me outra lebre que cobro ao 1º tiro, mais um bonito lance com a tica a cobrar novamente. Não tardou muito e cobro a 1ª perdiz do dia, atirei a outra que caiu num silvado e não consegui cobrar. A terminar esta 1ª volta chamo o Guedes para cobrar a tal lebre que estava deitada à minha frente, preparamo-nos e mandamos a TICA levantá-la, não atirei pois já tinha cobrado o limite e o Guedes cobrou-a ao 3º tiro, mais uma que a TICA cobrou exemplarmente.

 

Depois de uma reconfortante bruxa, tendo como ementa uma gigantesca omelete que o Jaime trouxe e lucioperaca  frita ( Experimentem, é excelente parece pescada frita) colocamo-nos para a segunda volta. Desta feita calhou-me a ponta e fartei-me da andar como mandam as regras, com o calor que estava cheguei exausto ao final. Como seguia junto à ribeira, não tardou muito e saem-me uns patos reais, cobrei um ao 2º tiro, mas foi uma pena pois caiu dentro de um grande silvado, ficou para as raposas. Mais adiante numa zona da ribeira mais aberta, a minha TICA entra dentro da ribeira e tira-me um casal de reais, consegui apenas matar a gança. A TICA voltou a cobrar novamente, embora com menos vontade pois não pega muito bem nas aquáticas, não sei se é do odor mas lá me trouxe a gança à mão. Ainda dei mais alguns tiros a perdizes bastante largas e consegui cobrar mais duas, muito bonitas, bravas como tudo e bem vermelhudas. No final da jornada cobrei duas lebres, três perdizes e um pato, foi muito bom depois de uma abertura menos boa.

No total entre todos os caçadores presentes conseguimos cobrar cento e dez peças, entre lebres, perdizes, coelhos e patos. Mais uma excelente jornada de caça, com muitos lances, bons companheiros, só mesmo o excesso de calor fez com que não fosse perfeita.

publicado por cacipesca às 14:47

link do post | comentar | favorito
|

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados