Terça-feira, 4 de Outubro de 2011

Abertura Caça Geral – Peroguarda Dia 1 de Setembro de 2011

Sai de casa bem cedo, pois gosto sempre de chegar antes da hora marcada, preparar tudo em condições para que não falte nada. Após longos meses de espera chega o grande dia da Abertura Geral, desta feita fiz a abertura na Zona de Caça Associativa de P.Pico na Peroguarda. Como sempre fui bem recebido e reencontrei muitos amigos, como é habitual fiquei a caçar no mesmo grupo de sempre, o grupo do Sr. “Trinta”. O calor apertou bastante e cheguei ao fim da jornada com os pés desfeitos, mas satisfeito por ter corrido tudo bem.

 

 

O Gipsi e a Tica chegaram ao fim da jornada no mesmo estado que eu, não fosse a grande quantidade de água que levei e não tinham aguentado. Este ano estou a iniciar um cachorro breton que já tem 7 meses, o Gipsi que vai dar muito que falar. Depois de estudada a volta e definido quem faria as pontas, lá iniciamos a jornada de caça numa zona caraterizada por restolho de Girasol, alternado com olival e algum pousio. São as condições ideais para a perdiz que é a rainha nestes terrenos e muito difícil de enganar. Mas as lebres foram as primeiras a aparecer, logo no início vem uma lebre na minha direção, mas ao aperceber-se da minha presença desvia a trajetória enfiando-se com o companheiro do Lado que a deixou ir, embora um pouco assutada, para as próximas jornadas de caça. Não tardou muito e no meio de um olival cheio de pasto sai-me uma lebre debaixo dos pés e como que a imitar o companheiro do lado erro com três tiros. Sem dúvida, não tive a calma necessária, devia ter apontado melhor pois disparei muito rápido e lá foi ela.

 

A minha Tica e o Gipsi depois de uma grande correria voltaram esbaforidos e ficaram a olhar para mim com grande deceção, não fosse uma pinga de água e o caso ficava sério, enfim, grande marteleiro. A volta prosseguiu e viam-se muitas perdizes, mas não davam mão, tinham o vento a jeito e levantavam bastante longe. A jornada não teve grande história para mim, ainda fiz mais três tiros a uma perdiz bastante larga mas sem sucesso. No final da jornada o grupo conseguiu 9 lebres, 12 perdizes e dois coelhos, poderia ter sido melhor mas as condições climatéricas não permitiram que fizéssemos melhor embora a zona tenha muita caça. No final fez-se o sorteio da caça entre os cerca de 50 caçadores que foram divididos em quatro grupos, num toral de cento e cinquenta peças abatidas. Terminei a manhã com uma visita à Dulce e ao Artur a quem agradeço a oportunidade que todos os anos me dão de caçar nesta zona de caça onde têm as suas terras. No sábado se tudo correr bem vou voltar à Peroguarda para uma nova jornada de caça desta feita calha-nos a serra e com o calor que está vai ser duro.

publicado por cacipesca às 10:54

link do post | comentar | favorito
|

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados