Sexta-feira, 11 de Junho de 2010

1ª Prova Xecompanies - CEPA 2010

 

CLASSIFICAÇÃO DA PROVA GALERIA DE FOTOS SITE DO CEPA

Realizou-se nos dias 5 e 6 de Junho em Montejuntos – Alqueva a 1ª prova – Xecompanies do TTGL 2010. Este ano o torneio registou a presença de um número bastante reduzido de equipas tendo marcado presença apenas 18 equipas. O fim-de-semana não podia estar melhor, temperatura bastante agradável com algum vento e um excelente ambiente entre todos os participantes. A destacar o excelente acolhimento por parte da Junta de Freguesia de Santo António (Capelins) e da população que acedeu ao local das pesagens em grande nº, foi sem dúvida um fim-de-semana bem passado na companhia de amigos. A destacar o excelente alojamento do Turismo Rural “A casa da São” que recomendo a todos e não esquecendo a Xecompanies que patrocinou a prova com oferta de cheques compras no valor total de 300€ para o 1º,2º e 3º classificados.

Falando agora da competição devo registar que nos últimos anos não me lembro de ver um nº de capturas tão reduzido, 33 capturas no 1º dia e 37 no segundo. As grades no 1º dia foram 4 e no segundo dia 2. No 1º dia a maior captura não foi além de 1,355 kg e no segundo dia lá apareceu um bom exemplar com 2,520 kg. Devido ao local de concentração da prova não ser dos mais famosos para a pesca, na generalidade as equipas que tinham propulsão suficiente deslocaram-se bastante para pescar nas usas zonas favoritas. De salientar que a organização interditou a pesca na margem espanhola.

No 1º dia de prova a dupla Duarte Cebola/ Luís Leitão conseguiam o 1º lugar com 4 exemplares a pesarem 3,335. De referir que esta dupla no 2º dia não conseguiu capturara qualquer exemplar. Caso semelhante aconteceu com a dupla Paulo Vales/ Miguel Pedras que no 1º dia não capturaram qualquer exemplar ao invés do 2º dia que conseguiram 5 exemplares que totalizaram 5,585 kg. Estes resultados não deixam de confirmara que o actual modelo de regulamento é sem dúvida um bom modelo que favorece a competitividade entre os participantes e mantém o interesse até final da prova e do torneio.

Maior exemplar da Prova Capturado Por João Santos - Foi pescado com um crank da marca Zeolit mais concretamente o Bandit Dive XX cerca das 12h30.

A referir o facto de apenas duas equipas terem conseguido efectuar o limite no conjunto dos dois dias o que prova a dificuldade dos pescadores em efectuar capturas. Os peixes estavam deveras difíceis de capturar fazendo jus ao facto de a pós desova ser sem duvida uma das fases mais complicadas para a pesca. Devo no entanto referir que só este facto não justifica o reduzido nº de capturas, embora tenhamos sempre justificações temos que nos começar a mentalizar que o Alqueva está a bater no fundo e não se avizinham dias de pesca com muitas capturas.

 

Em relação à nossa pesca, não fossem os treinos e eventualmente teríamos trazido duas grades às costas. Sabendo que a pesca não seria difícil, navegamos bastante perdendo assim muito tempo de pesca no entanto com o objectivo que conseguir o limite. Apesar de confiantes as capturas foram bastante escacas, no 1º dia com duas capturas pesamos 1,440 kg e no 2º dia novamente duas capturas a pesar 0,755 gr. No 1º dia conseguimos o 3º posto e no 2º dia o 11º posto que nos deu o 6º lugar na geral. No segundo dia poderia ter melhorado não fosse um peixe certamente a rondar 0 1,500kg ter escapado já bem próximo do barco. Melhor não seria possível conseguimos várias capturas nos dois dias mas sempre a rondar os 25 a 26 cm.

Uma nota espeçial para o Duarte Nunes que acompanhou o pai pela 1ª vez numa prova e portou-se lindamente. Se para nós já é difiçil e lidar com o facto de estarmos muitas horas a pescar sem capturas imginem para um miudo de 10 anos, és um valente Duarte.

Sónia Silva com uma Lucio Perca fez dupla com o Nuno Pinheiro. A registar também a presença de outra senhora na prova Regina Vieira. Pela primeira vez na história do torneio do CEPA a presença de duas senhoras.

De salinetar também a presença de váias duplas que participaram pela 1º vez numa competição deste género.

 

Desta vez a organização leva um amarelo por não ter fiscalizado os barcos no 1º dia, esta falha é ofuscada no entanto uma vez que todo o resto foi perfeito.O jantar estava excelente, o lanche igualmente. Não faltou serviço de bar e classificação afixada atempadamente. A falha apontada só acontece por excesso de confiança e experiência organizativa que cria a vontade entre os organizadores que por vezes descuram involuntariamente certos pormenores. O local da prova não tinha eventualmente as condições perfeitas para por e tirar barcos devido a fraca profundidade e descida do nível da barragem no entanto a organização esforçou-se e provou que sabe receber e acabou por correr tudo bem. Um ultima nota para o regulamento que pelo 2º ano consecutivo atribui pontos nas mangas ao invés de somar o peso dos dois dias tornando assim a competição mais interessante e o torneio mais disputado como se verificou no ano anterior em que apenas no ultimo dia se decidiu o vencedor.

 

 

A terminar fica a classificação e algumas fotos para mais tarde recordar.

 

 

Texto e Fotos: Mário Encarnado

 

 

 

publicado por cacipesca às 22:42

link do post | comentar | favorito
|

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados