Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2005

Corridas de galgos – lebres

galgois.jpg

Há meia dúzia de dias quando saia de Vila Nova da Baronia, ao passar pelo Monte de Famais (Estrada de VNB – para Viana do Alentejo) deparo com um enorme aparato de homens, carrinhas, cavalos e cães. Apercebi-me que se tratava de corridas de galgos e paro para ver.” Tamanho” espectáculo. Apetecia-me mandá-lo para um sitio que eu cá sei. Não tardou muito e chegam mais algumas carrinhas e jeeps com alguns senhores que me olham de lado. Senti-me mesmo mal. Mas decidi ficar e determinado só dali sai quanto vi correr a primeira lebre. Apercebi-me mais tarde que se tratava do campeonato regional ou nacional, não sei de corridas de galgos. As questões que coloco são as seguintes?
Então os campeonatos não são públicos?
Que público assiste a estas corridas?
Que raio de desporto é este?
Se a caça há lebre já acabou qual a razão porque razão estes senhores podem fazer estas corridas?
Onde se realizam as provas do dito campeonato (Datas/Locais)?
Fiz uma breve consulta na Net mas não encontrei informações sobre este desporto, nem associações, nem federações, nada em Portugal.
Já agora a lebre que vi correr depois de ter pregado uma valente estafa nos dois galgos que a perseguiam conseguiu escapar com vida.

Mário Encarnado
publicado por cacipesca às 21:12

link do post | comentar | favorito
|
10 comentários:
De Bárbara Moreira a 9 de Setembro de 2007 às 20:15
Não sei a que tipo de prova asistiu certamente alguma prova em alguma erdade privada.
No norte de Portugal ja foram realizadas algumas provas com lebre ao vivo, e posso dizer que com um numero de possoas a assistir. Tem toda a razão quando diz que não consegue encontrar nada na internet sobre galgos, não existe nenhuma federação mas existem varias associações que infelizmente ainda não usam a internet como meio de divulgação das suas provas com lebre mecanica, espero no entanto poder o mais breve possivel um conhecimento e visibilidade deste desporto, que infelizmente está involto por uma péssima reputação. Mas posso com toda a certeza que a maioria dos galgos presentes nas provas são extremamente bem tratados, tenho a certeza que não lhe ocorre o valor gasto por um criador com os seus galgos. concordo certamente que há excepções e que nem todos os proprietarios detes cães deveriam te-los. Obrigado
De cacipesca a 12 de Setembro de 2007 às 13:36
Agradeço o seu comentário, sobretudo por vir de uma presença feminina, seja bem vinda ao CACIPESCA. Vejo que demonstra conhecimento sobre o tema e ficamos abertos a uma possivel colaboração sobre este tema. Sempre que quiser poderá enviar-nos informações sobre o tema para o seguinte mail: mjre@clix.pt
Nada tenho contra as corridas de gagos, gosto bastante de ver, simplemente na altura em que escrevi este post era o que sentia. Lembro-me de ver há alguns anos corridas de galgos em Évora com muita afluência de público e nunca mais se ouviu falar em provas.
Cumprimentos
Mário Encarnado
De maria a 29 de Janeiro de 2009 às 19:30
Mario
Este fim de semana ha campeonato de galgos, vai lá dar uma espreitadela
De cacipesca a 30 de Janeiro de 2009 às 12:18
Onde é a prova?
De rui a 7 de Setembro de 2009 às 16:22
Não sei como são feitas as competições em Portugal, mas em outros países existem pistas onde é utilizada uma "lebre" mecânica
De Jaime Rosa a 1 de Outubro de 2010 às 18:32
sr.Encarnado eu ja participei nesses eventos,apesarque por um curto espaço de tempo,e esse olhar de soslaio ou de quem esta ali a mais é normal.Porque apesar de no fim de cada jornada haver discursos para haver mais aficionados e que tudo é muito bonito ,mas aquilo e só para esses "senhores" e quem nao for "capacho" é rapidamente excluido. Durante 4 gerações a minha familia caçou sempre com galgos,hoje dou continuidade a esse legado,tenho 31 anos e muita lebre corrida e muito cão criado,desde que nasce até que morre,e estou a dizer isto so para verem que tenho alguma esperiência na área .Numa Canibeja já alguns anos participei num mini campeonato na herdade do paço do conde onde cheguei á final e perdi com o pior cão que lá estava,escusado será dizer que eu não podia ganhar.Por isso meu amigo não se admire, porque é um circulo.
De antonio a 10 de Janeiro de 2012 às 03:09
boa noite. após ler o seu comentario , sinto que devo explicar uma coisa.
as corridas de galgos são prefeitamente legais, com o sem caça à lebre, desde que não envolvam apostas.
todos os dias se caça as lebres, em varias zonas do país. mesmo sem ser campeonato. o senhor viu muita gente, muito carro, muito aparato, mas nao foi convidado. não havendo um convite formal o senhor nao pode criticar o facto de ter sido olhado de lado, uma vez que estava concerteza em propriedade privada. ainda assim, com ou sem olhares, o senhor pode ficar o tempo que bem entendeu. ai nao pode criticar.
há aqui duas coisas que não entendo, se se sentiu mal com os olhares, porque não se retirou?
se é contra a caça da lebre ou qualquer tipo de caça, o que estava la a fazer?
tem todo o direito de se incomodar, mas daí a fazer comentarios depreciativos a pessoas que gostam de caçar... passa um pouco do aceitável, na minha opinião.

quanto às questões que colocou, eu respondo dentro do que sei.
os campeonatos não são publicos , tanto concorrentes como publico sao convidados.
o publico sao convidados, e alguns curiosos que manifestem uma atitude amistosa e educada.
é um desporto como qualquer outro que envolva animais, desde desportos equestres, a provas de agility caninas, ate aos concursos de beleza. aqui explora-se as caracteristicas velocistas e instinto caçador dum animal.
podem-se fazer estas corridas porque matam-se menos lebres numa epoca inteira de caça a corricão que em meia duzia de caçadas as lebres a tiro, com extrema responsabilidade ambiental e cinegética
as provas realizam-se em locais privados, consequentemente de acesso condicionado. logo as datas não sao importantes, a nao ser que seja convidado.
finalizo entao com uma observação que talvez lhe agrade.
as corridas mais bonitas, na sua maioria das vezes, a lebre safa-se.
De cacipesca a 11 de Janeiro de 2012 às 14:47
Olá António
Agradeço o seu comentário e como pode ler já dei a resposta em comentários anteriores. Nada tenho contra estas corridas, na altura era o que pensava (8 Dezembro de 2005) e o post já é bastante antigo. De qualquer forma agradeço o contributo que serve para esclarecer. Ultimamente tenho acompanhado os campeonatos de espanha pelo programa Jara e Cedal onde se vê muito publico.De qualquer forma nota-se pelos comentários que este tema é muito actual . Agradeço mais uma vez o comentário e esclarecimento na expetativa que continue a visitar o Cacipesca .
De Armando a 14 de Maio de 2012 às 00:02
Desculpem estar aqui a meter a «colherada», mas parece-me, e sem querer voltar a dizer o que aqui já foi dito por quem sabe do assunto, há que dar aos animais a liberdade que, bem, merecem. Refiro-me tanto aos Galgos como às lebres, há que deixar o instinto animal funcionar Fiquem tranquilos os «senhores», bem sabemos quem são. São os mesmos do costume, uma orda de intolerantes que provavelmente devem dormir com as lebres, os coelhos e os Toiros na cama...
Fiquem descansados estes «senhores» pois todos estes animais são muito bem tratados e têm um Excelente acompanhamento veterinário.
Parece que se tornou «moda» ATACAR todos aqueles que gostam de ver a Fauna e a Flora, em comunhão, a funcionar por si. Para estes «senhores» todos os animais, que dizem defender tanto, deveriam passar a vida dentro de gaiolas e jaulas... Haja pachorra para aturar esta gente.
De cacipesca a 14 de Maio de 2012 às 12:23
Olá Armando
Agradeço o seu comentário que registei com agrado . O post já é antigo mas continua a ter comentários construtivos e esclarecedores prova da importância desta modalidade.
Se puder leia os todos os comentários desde o inicio e tem lá os meus esclarecimentos .
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Olá Armando <BR>Agradeço o seu comentário que registei com agrado . O post já é antigo mas continua a ter comentários construtivos e esclarecedores prova da importância desta modalidade. <BR>Se puder leia os todos os comentários desde o inicio e tem lá os meus esclarecimentos . <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Cmpts</A> e continue a passar pelo cacipesca . <BR>Mário Encarnado

Comentar post

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados