Segunda-feira, 2 de Novembro de 2009

2ª Jornada de Caça em Vila Nova

No Domingo cacei pela segunda vez na zona de caça associativa do valongoem Vila Nova da Baronia. Convidei mais uma vez o Pardal para meu secretário que apesar de se encontrar lesionado no dedo indicador por ter sido mordido por uma fateixa toda ferrugenta de uma daquelas rapalas que só raramente saem da caixa, depois de um belo sábado de pesca acabou o dia no hospital com uma amostra cravada. Certo é que não falhou e como sempre pontual compareceu há hora marcada na bomba de gasolina onde se reúnem, caçadores, pescadores e outros mentirosos, o Fernando e o Dito, esses cromos também não falharam e lá saímos para Vila Nova.

 

O dia amanheceu fresco, com nuvens o que proporcionou uma excelente jornada de caça. Do grupo habitual de 8 caçadores apenas compareceram 5 que depois de sorteadas as posições lá seguiram eram oito horas em ponto, assim mandou o Hélder , chefe de grupo a quem por alguma coisa lhe chamam o Capitão, calhou-me a ponta esquerda, a que andaria menos neste dia o que até deu jeito pois dá para ir conversando com o Pardal.
A zona a caçar não podia ser melhor, zona de quintas e quintinhas com olivais, pastos, projectos florestal, enfim todas as condições para ter caça. Assim aconteceu, logo bem cedo começamos a ver as vermelhudas safadas a pirarem-se com toda a energia sem permitirem sequer fazer um tiro. Mas não tardou muito e aparece-me uma lebre atirada pelo Marques que a toda a velocidade e seguida pelos cães vem completamente cega e faço o primeiro tiro e ficou completamente seca. Moral elevada agora faltavam as perdizes, sempre no seu alcance e vi bastantes perdizes neste dia mas com pouco sucesso, numa zona sem qualquer pasto ou refugio foi difícil trama-las . Saiu-me então a primeira perdiz já bastante larga e nem atirei, nunca perdi as restantes de vista, Sempre na expectativa sai-me a primeira a jeito de tiro, fiz apenas dois tiros por entre as arvores mas sem sucesso, conheço errei a perdiz mas o tiro era difícil e como sabem por vezes deixo-as escorregar.
Já numa zona bastante suja saiu-me mais uma lebre debaixo dos pé, restou-me contempla-la pois já tinha a minha conta. Não tardou muito e o Fernando grita Lá vai uma, mais um tiro por entre as arvores e lá vai ela cheia de saúde, nem deu hipóteses. Chegamos então ao monte dos Toscanos, ponto de encontro para a segunda volta, a linha estava afinada mas com pouco sucesso. Avistaram-se muitas perdizes mas não conseguimos ter muito sucesso. Já de regresso em amena cavaqueira com o Pardal, surge-me a primeira perdiz em condições de tiro, bastante larga mas em terreno aberto, fiz apenas um tiro e foi vê-la a cair tala era a distância, belo tiro, daqueles que fazem valer o dia.
Ainda fiz em seguida mais três tiros a uma perdiz larga que se abanou toda mas não caiu, dai até aos carros saíram-me mais umas lebres, a minha TICA fartou-se de correr, está a apanhar o jeito, caçou bastante bem. Chega então ao fi m de mais uma jornada, três lebres, 4 perdizes, um coelho e duas codornizes, não foi muito mas a volta foi boa e deu para cansar as pernas e descansara a alma. Acabamos a manhã como sempre na taberna do Pirata para matar a cede. Um boa jornada como tantas outras, mais uma vez voltei a esquecer-me da máquina fotográfica, imperdoável …

Mário Encarnado

publicado por cacipesca às 23:15

link do post | comentar | favorito
|

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados