Terça-feira, 8 de Setembro de 2009

3ª Prova - Torneio Terras do Grande Lago 2009

GALERIA DE FOTOS

Nos dias 5 e 6 de Setembro decorreu a terceira e ultima prova do Torneio Terras do Grande Lago 2009. A prova decorreu em Alqueva – campinho e contou com a presença de 18 equipas, de salientar mais uma vez a presença de três equipas que vieram de Coimbra. Com o novo sistema de pontuação em vigor este ano, nada estava decidido quanto á vitória no campeonato o que de alguma forma aumentou as expectativas. O fim-de-semana foi marcado pelo intenso calor e ausência de vento tornando a pesca bastante difícil.

Ildeberto Martins/ António Carreiro-Vençedores da Prova - Pesagm 1º dia 6,990kg

Olímpio Garçia - Maior Exemplar da prova - 2,450 kg

A prova foi vencida pela dupla Ildeberto Martins/ António Carreiro que venceram as duas mangas não dando qualquer hipótese aos seus adversários mais directos Paulo Vales/ Pedro Rodrigues que parecem estar a atravessar um mau momento. Em segundo lugar classificou-se a dupla Olímpio Garcia/ Antonino Godinho que revelaram estar em grande forma. Na terceira posição classificou-se a dupla Pedro Ruxa/ Francisco lérias que depois de um 1º dia onde só conseguiram uma captura deram a volta na 2ª manga o que lhe permitiu alcançar a terceira posição. Em quarto Lugar ficou a dupla Mário Encarnado/ João Pardal que a pescar pela primeira vez em conjunto conseguiram um bom resultado. João Pardal substituiu Alexandre Nunes que não pode comparecer por motivos pessoais. A fechar o TOP 5 ficou a dupla Estevão Ribeiro/Estevão Miguel.

    

Classificação Geral da Prova       Classificação Geral (Só equipas do Torneio)

Classificação Final do Torneio

CLASSIFICAÇÃO DA PROVA

CLASSIFICAÇÃO DO TORNEIO

1º -Ildeberto Martins/ António Carreiro

2º - Olímpio Garcia/ Antonino Godinho

3º - Pedro Ruxa/ Francisco Lérias

4º - João Pardal/ Mário Encarnado

5º - Estevão Ribeiro/ Estevão Miguel

6º - João Lopes/ André Ramos

 

Maior exemplar da Prova-Olímpio Garcia - 2,450 kg

1º - Ildeberto Martins/ António Carreiro

2º - Paulo Vales/ Pedro Rodrigues

3º - Pedro Ruxa/ Francisco Lérias

4º - Olimpio Garcia/ Antonino Godinho

5º - João Queiroga/ Bruno Nazareth

6º - A. Nunes/ M. Encarnado/ J. Pardal

 

Maior Exemplar do Torneio - Afredo Correia - 2,765

 

No final da prova fizeram-se as contas do torneio acabando por sair vencedores a dupla Ildeberto Martins/ António Carreiro que realizaram dois dias de pesca com capturas de bom porte retirando do 1º lugar a dupla Paulo Vales/ Pedro Rodrigues que acabariam no 2º lugar. Sem dúvida um torneio bastante competitivo com emoção até ao fim. Ficam os meus parabéns aos vencedores.

  

  

A pesca revelou-se bastante difícil devido ao calor e fraca actividade dos peixes, registaram-se no 1º dia 7 grades e no segundo 6 grades o que prova a dureza da prova. A água chegou a rondar em determinados locais os 29 graus reduzindo fortemente a actividade dos achigãs. Com mais calor os nossos amigos achigãs tendem a afundar mais dai que as técnicas predominantes tenham sido as técnicas de fundo.

Em jeito de balanço nunca é demais referir novamente o papel da ORGANIZAÇÃO que mais uma vez superou as expectativas conseguindo organizar um bom torneio, bastante competitivo, com excelente ambiente.

  

O associativismo vai mal no nosso país e na  pesca não é excepção, as pessoas cada vez estão mais ocupadas e têm tendência a despender menos tempo para o associativismo. Foram várias as pessoas envolvidas na organização deste torneio que muito trabalharam e tempo deram para que tudo decorresse da melhor forma. Cada um com as suas tarefas todos se empenharam dentro das suas possibilidades. Considero que o balanço foi bastante positivo, melhor seria difícil de fazer pois o ano foi difícil e este ano o torneio contou com poucos apoios pois foram notoriamente canalizados para outro evento que penso pouca sustentabilidade terá no futuro em detrimento de um Torneio que já vai na 6ª edição e tem revelado ser de grande importância para o desenvolvimento da pesca na nossa região.  

Não vou referir o nome de ninguém, todos sabemos quem são, e estão todos de parabéns. Com terminar desta prova termina também o mandato da actual direcção do CEPA que certamente prestará contas aos seus associados atempadamente.

Para aqueles que criticam e nada fazem, em nada ajudam, só fazem ruído fica o repto para que  se assumam como organizadores e elementos do associativismo e façam melhor pois é sempre possível fazer melhor do que os outros, pelo menos em teoria. Pela minha parte como pescador e organizador não foi fácil pois fazer as duas coisas em simultâneo torna-se bastante exigente. Para o ano haverá mais e certamente estaremos cá para analisar, comentar e tirara as devidas ilações.

  

 

Em relação á nossa prova OFICIAL TEAM TICA, não me oferece referir muita coisa pois fiquei bastante triste por não poder contar com o meu colega habitual de equipa, o Alexandre que por motivos pessoais não esteve presente. Por outro lado a prova despertou simultaneamente um sentimento de expectativa e emoção por poder contar com meu amigo João Pardal como companheiro de equipa. Sem dúvida aprendi bastante neste fim-de-semana com um dos melhores pescadores de sempre do nosso país.

A pesca decorreu com normalidade, adaptamo-nos bastante bem um ao outro apesar de termos preferência por tipos de pesca diferentes. No primeiro dia conseguimos 5 capturas e no segundo dia 3. Fica a referência a um peixe de bom peso que me partiu a linha no segundo dia que certamente nos teria feito subir mais alguns lugares. Conseguimos um º lugar na geral, classificação que considero excelente.

Texto e Fotos: Mário Encarnado

 

publicado por cacipesca às 11:58

link do post | comentar | favorito
|

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados