Terça-feira, 4 de Agosto de 2009

I EVORABASSCHALLENGE

GALERIA DE FOTOS      CLASSIFICAÇÃO      SLIDESHOW

 

Realizou-se no passado fim-de-semana em Alqueva o I EVORABASSCHALLENGE, prova de pesca embarcada ao achigã. A prova contou com a participação de 29 equipas portuguesas e 2 estrangeiras num total de 31 equipas. As equipas estrangeirais que participaram na provam foram duas equipas de pescadores Russos que se adaptaram bem ás elevadas temperaturas que se fizeram sentir.
  
A prova no sábado iniciou-se como previsto pelas 10h00 depois do briefing e distribuição dos júris pelas diversas embarcações tendo terminado pelas 17h00. No 2º dia a prova iniciou com um atraso de 10 minutos em relação ao programado por atraso dos elementos do júri segundo informações da organização.
Devido ao elevado valor dos prémios em disputa, a expectativa era grande entre os vários participantes, para alguns os treinos tinham sido bastante bons e a moral era elevada. A prova viria a tornar-se bastante difícil para a maioria das equipas que sentiram grandes dificuldades em realizar capturas. No 1º e 2º dia foram raras as equipas que conseguiram o limite de 5 capturas. No 1º dia registaram-se 2 grades e no 2º dia 8 grades. Na globalidade o nível de capturas foi bastante baixo. Saíram no entanto alguns bons exemplares acima dos dois quilos que animaram a pesagem.
No meu entender terá sido das provas mais difíceis de definir um padrão pois foram capturados peixes com várias técnicas, spinnerbait, crankbaits, Texas, entre outras. Todos os participantes afirmaram ter visto muitos peixes mas sem sucesso na sua captura. Foram várias as equipas a investir muito nesta prova, treinado durante vários dias da semana que antecedeu a prova e que acabaram por não ter sucesso.
A vitória na prova foi alcançada pela dupla Francisco Lérias/ Pedro Ruxa que conseguiram ter duas boas prestações nos dois dias capturando 9 exemplares. Venceu a regularidade mais uma vez num Alqueva que está cada vez mais difícil para a pesca do achigã. Aos vencedores deixo as minhas felicitações pela vitória.
  
Numa análise geral a prova estava bem organizada tendo ficado aquém das expectativas em relação ao nº de equipas esperadas, a cada um dos presentes caberá a sua análise. A estrutura da prova estava montada para receber mais equipas e poucas foram as falhas a anotar no entanto e na minha opinião os aspectos menos positivos foram: a pesagem algo demorada considerando o reduzido nº de equipas e o calor que se fazia sentir, tinas pouco apropriadas para manter os peixes vivos, o compasso de espera dos peixes fora de água foi bastante demorado. Não se percebeu qual o critério para atribuição dos júris no 1º dia de prova, a libertação dos peixes quer no 1º como no 2º dia não foi a melhor. Os peixes foram libertados sem qualquer critério junto da rampa. Como pontos positivos, fica o jantar, lanche e entrega de prémios em Portel. A organização está no entanto de parabéns pela organização da 1ª edição do EVORABASSCHALLENGE.
A nossa prova
  
A nossa prova não correu como esperado, apesar de termos trabalhados bastante para alcançar um bom resultado não conseguimos melhor do que o 17º lugar. Também nós sentimos grandes dificuldades em definir um padrão e conseguir fazer o limite. No 1º dia numa conseguimos apenas três capturas.
Alexandre na pesagem do segundo dia (foto Vergílio Machado)
 
O dia poderia ter corrido melhor pois perdemos dois peixes acima do kg, um desferrou-se do spinnerbait e o outro partiu o spinnerbait do Alexandre. Num cabeço submerso com pedras e ervas, já quase de saída vejo um alburno a saltar freneticamente e o lombo de um achigã que o tentava apanhar, o Alexandre lança o spinnerbait e foi de imediato ferro um belo exemplar, foi um decepção total quando o spinner se partiu, acontece… fica a memória de um lance espectacular. Depois o resto da prova não tem história, nos vários pesqueiros onde parávamos viam-se peixes mas sem apetite algum.
No 2º dia a expectativa não era muita, decidimos apostar na mesma zona onde começamos no 1º dia, tentamos a superfície mas sem sucesso. Os vários pesqueiros onde vimos peixe não deram nada e fartamo-nos de navegar até conseguir a primeira captura com um senko. O segundo peixe foi capturado 01h30 antes do final com um crankbait. No total do dia pesamos 2,850 kg conseguindo a 17ª posição.
Fica um abraço para o Luís Carriço, também pescador de achigã e vencedor da 1ª edição do Torneio de Margem Achigã Alentejo ( 2008) que passou 7 horas connosco n 1º dia como júri.
Fica também um abraço especial para os nosso patrocinador Eng. André Amorim e Dr. José Amorim que estiveram presentes na prova como patrocinadores e apoiantes da nossa equipa. Também o Sr. Sérgio, comercial para a área do Alentejo esteve presente durante os dois dias da prova. Par todos eles um abraço e o agradecimento pelo apoio manifestado, espero que tenham gostado da estadia no Alentejo e de assistir a uma prova de pesca embarcada ao achigã.
Texto e Fotos: Mário Encarnado

 

publicado por cacipesca às 12:14

link do post | comentar | favorito
|

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados