Quarta-feira, 1 de Abril de 2009

Naturalentejo 2009

 

Realizou-se nos dias 27, 28 e 29 de Março de 2009, em Beja, nas excelentes e modernas instalações do Parque de Feiras e Exposições de Beja, a primeira NaturAlentejo, feira do sector da caça, pesca e Natureza, uma organização conjunta da Aventura Visual – Produção de Conteúdos e Eventos, L.da e da Câmara Municipal de Beja.
Este evento pretendeu reunir todas as actividades relacionadas com estes temas e chamar a atenção para as mesmas, enquanto actividades humanas com relevância na história, economia, cultura e, de um modo geral, na vida societária deste distrito, onde têm arreigada tradição, funcionando como formas de integração do Homem na Natureza e na sua conservação e biodiversidade.
Era ainda objectivo deste evento envolver todas as forças vivas do distrito, criando animação e convidando à participação activa das empresas, associações e demais interessados em tomar parte neste projecto.

Como adepto da caça, pesca e natureza não pude deixar de visitar esta feira e no Domingo depois de um excelente almoço em Amieira no restaurante Aficionado lá fui a Beja para visitar a feira.
Tinha especial especial interesse em visitar a feira pois sempre defendi uma grande feira sobre este sector em Beja. O Baixo Alentejo é a região por excelência por várias razões para a prática da caça, pesca e natureza.
Custa-me dizer isto e não quero armar-me em crítico de feiras, etc. mas fiquei bastante decepcionado com o que vi. Vi uma feira que estava condenada logo há nascença pela fraca divulgação que foi feita sobre a mesma, pela fraca adesão de expositores que sobretudo se deveu na minha opinião ao fraco envolvimento das associações de caçadores e pescadores da região. Era possível fazer uma feira em condições a julgar pela localização e excelentes condições que o Parque de Feiras e exposições de Beja oferecem.
Nada de novo nesta feira, o programa prometia mas com o elevado défice de divulgação as actividades estavam condenadas há partida. O sector da caça, pesca e natureza é muito vasto e só uma pequena parte ali estava representada.
É possível juntar caça, pesca e conservação da natureza mas é necessário conhecer o sector que já por si não é muito forte e carece de apoio. Os responsáveis pela organização não deixam de estar de parabéns pela iniciativa mas já vi tantas feiras como esta e que nada de novo trazem. Os agentes deste sector têm que ser mais envolvidos e incentivados a participar nas feiras, os visitantes igualmente.
Escrevo estas linhas não para desmotivar mas sim para incentivar a que a próxima feira não seja mais uma como tantas outras, o sector da caça e pesca é importante e deve estar de mãos dadas com a natureza.
Faltaram na feira algumas actividades anunciadas como as exposições de aves, entre outras. Faltou a representação das entidades que gerem a caça e que a fiscalizam como o SEPNA, eu pelo menos não dei por eles, enfim uma série de falhas que certamente no futuro serão rectificadas. Fica no entanto a imagem negativa da 1ª feira e que marcará as restantes.
Ficam como notas positivas o excelente site criado para o evento, as temáticas dos colóquios e a exposição de uma matilha de caça maior.
 Esperemos que para o ano seja melhor.

 

Mário Encarnado

publicado por cacipesca às 16:58

link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Nuno Ferro a 2 de Abril de 2009 às 18:50
Caro Mário

Antes de mais, quero dizer-lhe que todas as críticas são bem vindas, ainda para mais vindas de alguém que estimo com é o seu caso, pois é através delas e da reflexão que sobre as mesmas a organização faça que se pode vir a melhorar.

Dito isto, não posso deixar de lhe dizer que me parecem infundadas algumas das críticas que aponta.
A saber: Quanto à falta de divulgação...não concordo, pois tivémos uma página completa nas principais revistas do sector(Calibre 12, Caça e Cães de Caça e Saber de Caça), notícia destacada nos portais de Santo Huberto e Alvorada, notícia no Diário do Alentejo, no Correio do Alentejo, destaque no Boletim Municipal distribuído a todos os munícipes de Beja, publicidade nas rádios locais com direito a diversas entrevistas, dois placards exteriores na recta do continente em Beja, 4000 cartazes A3 distribuídos pelo Distrito, notícia nos sites das Federações de Caça, referência em quase todos os blogues de caça e pesca, etc.

Será preciso reforçar concerteza, mas para isso é preciso dinheiro, que não havia!

Quanto à fraca adesão de expositores...parece-me que não foi uma afirmação pensada, pois em ano de crise e com pouco tempo para organizar o evento tivémos mais expositores que aquelas que eram até ao momento consideradas as 2ªas maiores feiras do género em Portugal(algarve e Macedo de cavaleiros). Tivémos o CPM, a ANPC, a LPN, a Calibre 12, a Caça e Cães de Caça, a APPA, a ARBAPD, a Kettner, a Sulbeja, a Liberne, a Casalcaça, a Majune Safaris, os Animalistas, o Portal Alvorada, a Gestcaça, a Sercaça, a PSP, a Região de Turismo, a EDIA, a CM Beja, a Assoc. Juntas de Freguesia da Cidade de Beja, tivémos dois cetreiros com um total de 15 aves de rapina, etc.

O Concurso de pesca teve seis dezenas de participantes, a corrida de galgos teve mais de 50 cães a correr, o torneio de santo huberto(duas provas) teve um número de participantes absolutamente invulgar(26), a largada de caça esgotou muito antes da sua data...tivémos a presença do Prof. Dr. Carlos Fonseca, do Eng. João Bugalho, etc.

Tivémos 5 criadores de cães, de várias raças.

Tivémos presentes 7 matilhas, pelo que me parece que só se pode ter enganado ao fazer referência a apenas uma no post!

E, já agora gostaria de lhe lembrar que para montar aquela que o Mário considerou uma feira fraca(mas que objectivamente na sua edição zero igualou aquilo que de melhor se faz no país, exceptuando a Expocaça), foi preciso um orçamento de perto de €50 mil euros.

Lembrar-lhe ainda que, nenhuma organização pode forçar expositores a estarem presentes e não pode ofecerer stands a meio mundo, quando estes têm que ser pagos e bem pagos.

Se calhar é por isso que ainda não tinha havido uma feira em Beja...porque os críticos são tantos e tão impiedosos que os homens de pouca fé desistem facilmente...felizmente esta organização conta com Homens determinados e corajosos que sabem para onde vão e do que são capazes.

Como nota final, gostava apenas de lhe sugerir que conversasse com alguém que conheceu bem a envolvência e as condicionantes da Naturalentejo, como é o caso do director da Expobeja e depois talvez ficasse com opinião diferente.
De cacipesca a 3 de Abril de 2009 às 12:55
Olá Nuno Nem sempre as palavras que se escrevem reflectem opiniões.
Não duvido que a organização se esforçou e fez o seu melhor.
Não duvido que se tenham empenhado nas actividades e divulgação, a critica que faço pode até parecer mal mas não tem qualquer objectivo de má fé ou outra coisa qualquer.
Do ponto de vista do visitante é esta a minha opinião e eventualmente indirectamente até fomentei a ideia da feira e exprimi algumas opiniões inclusive com o director da EXPOBEJA como sabe meu grande amigo.
Já tenho feito ctiticas a outras feiras como a de Évora, Sousel e mesmo a de Santarém mas a minha opinião vale o que vale.
Todas estas feiras têm melhorado significativamente mas na minha opinião continuamos a não ter a GRANDE FEIRA DE CAÇA E PESCA DO ALENTEJO, faríamos talvez até fazer melhor do que a Expocaça. Sempre a mesma coisa é que não pois os visitantes fartam-se e não aparecem nas feiras.
Quanto há divulgação eu pela minha parte fiz a minha aqui no blog.
Bom, mas certamente quando nos encontrar-mos trocaremos ideias sobre a feira em promenor.

Agradeço no entanto o comentário do Nuno e compreendo, desconheço por completo quem são os elementos da organização da feira mas tenho a certeza que se empenharam para que tivesse sido um sucesso.

Mário Encarnado


Comentar post

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados