Segunda-feira, 20 de Outubro de 2008

Jornada Memorável a caçar de Salto na Fonte Boa

 

 Os amigos Paulo( Carcaça) e Nuno (Berlaito) proporcionaram-me no passado Sábado uma excelente jornada de caça de Salto ao convidarem-me para caçar em sua companhia na Herdade da Fonte Boa que fica a escassos 7 km de Évora.

A Jornada começou antes das 8h depois do excelente café do amigo Mataloto. Depois de combinada a volta e acertar que fazia as pontas iniciou-se a jornada. A manhã estava fresca e logo bem cedo cobraram-se as primeiras lebres e perdizes. No meu caso tive bastante sorte pois as vermelhudas desorientaram-se com o nevoeiro e colocaram-se bem cedo a jeito de tiro. No primeiro lance, o meu Simba para uma perdiz nos pastos que é cobrada pelo companheiro do lado. Não tardou muito e cobro a primeira que me salta debaixo dos pés. Esta perdiz foi cair bastante longe e foi recolhida pelos restantes membros da linha. Um pouco mais adiante numa zona de aqueve salta a segunda que cobro ao segundo tiro. O lance perfeito, a cereja em cima do bolo foi o cobro por parte do meu Simba que prontamente me trouxe a perdiz.

Nuno Belaito e O Paulo ( El Comandante) Boa disposição...Na matam um rato...

 Há muito tempo que não me sentia tão bem a caçar de salto e com tanta emoção não fossem as Vermelhudas do mais esperto e bravo que há. A linha estava bastante bem orientada, caçamos sempre como mandam as leis da caça em linha levando as perdizes sempre pela frente sem que nada falhasse. O grupo conhece bem a zona e está bem entrosado a caçar em linha.

Nuno e João, Jovens Secretários cheios de vicio - Uma das Lebres, a da esquerda foi capturada á mão pelo jovem Nuno
A partir daqui os lances foram-se sucedendo, com os companheiros a cobrara várias lebres e perdizes. Até ao almoço ainda errei duas perdizes, a 1ª vinha picada a grande altura, faço dois tiros e o colega do lago remata com grande mestria. Vinha como mandam as leis, o tiro parecia fácil mas errei-a. Mesmo a terminar nova paragem do Simba já com bastante calor, sai uma vermelhuda e com três tiros meus e dois do Berlaito lá vai ela. Ainda se depenou toda mas aguentou-se. A chegar ao monte o Mataloto erra uma lebre com três tiros que vem direito a mim a alta velocidade, erro-a ao 1º tiro e os seguintes ficam encravados, só consegui um tiro. A lebre vai em direcção ao Nuno Berlaito que a larga distância faz uma seca e lá ficou ela estendida.
Boa Disposição
Terminada a manhã foi hora de contar e relatar os acontecimentos de uma manhã bem passada. Já com várias lebres perdizes e coelhos batidos todos contam as suas histórias. A melhor foi a do amigo Mataloto que se enrolou todo com uma bela orelhuda. Durante a tarde redimiu-se e cobrou uma bela lebre.
O Almoço foi excelente, bom convívio, excelente grupo de amigos, todos bem dispostos e dentro do espírito do que é a caça.
Durante a tarde ainda ouve tempo para desmoer o almoço e cobrar mais algumas lebres e perdizes. Os melhores caçadores da tarde foram os mais novos, o Nuno e o João. Com 11 e 12 anos são já uns viciados na caça, um deles o Nuno viu uma lebre na cama e conseguiu apanha-la com dotes de mestria. O João viu uma lebre na cama depois de nós termos passado por ela, esta foi cobrada a meias por mim e pelo Paulo.
Terminada esta excelente Jornada e depois das fotos da praxe fez-se o sorteio da caça como mandam as leis e rumamos há herdade da Bala para caçar aos patos.
A Jornada na Fonte boa foi excelente pois cobraram-se bastantes lebres e perdizes fruto da boa orientação da linha e coordenação entre todos. O Grupo demonstrou ser profundo conhecedor da Herdade e dos locais onde se escondem as vermelhudas.
Caça aos Patos na Herdade da Bala
 
Não sou grande caçador de patos, e digo mesmo deve ter sido a terceira ou quarta vez que cacei aos patos. O Nuno Berlaito e O Paulo é que são uns grandes viciados por esta caça e desta vez fiquei a saber porquê.
Chegamos á barragem pelas 17h30 e as perspectivas de uma boa caçada eram boas pois a barragem estava cheia de patos reais. Depois de acertados todos os pormenores começamos a colocara as negaças dentro de água e depois de tudo pronto colocamo-nos nas posições. Confesso que não estava muito expectante pois a espera foi longa, ao fim de uma hora de espera chegam os primeiros patos, e a partir daqui foi um espectáculo. Chegavam de surpresa, só se ouviam as asas a bater, consegui apenas cobrar um real apesar de ter feito vários tiros.
Quem não se fez rogado foi o Paulo que com dotes de mestria cobrou vários patos, eu nem sequer os via. Limitei-me a ver os outros e a desfrutar o momento, excelente tiros, havia patos por todo o lado e eu mal os via. De dia já eu custo a acertar na caça agora imaginem de noite, mas foi sem dúvida bastante viciante. Eram umas 8h30 ainda eu andava com o Paulo no barco a recolher negaças e patos cobrados. No final tínhamos 14 patos cobrados e um dia bastante bem passado. Agradeço aos meus amigos Nuno Berlaito e Paulo ( El Comandante) por este excelente dia.
publicado por cacipesca às 15:21

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De José Lagarto a 25 de Outubro de 2008 às 23:27
Amigo Mário, penso que o posso tratar assim apesar das poucas vezes que nos encontramos (algumas provas “convívios entre amigos” de pesca ao achigã) que é assim que os considero pois em termos de competição já abandonei à alguns (poucos) anos. Tenho acompanhado o seu blogue sempre com interesse e isento de comentários e polémicas, pois a mesquinhice é para os políticos, mas os seus relatos de caçadas sempre me lembram algo que já se passou com todos nós, e é bom viver e reviver, por isso continue a actualizar este blogue pois este seu amigo aqui estará presente para recordar, um bem aja e não pare, (pode ser que ainda nos encontremos quer em alguma caçada quer em algum convívio de pesca) pois faço questão de pelo menos uma das provas (convívio) do clube CEPA eu mais o meu companheiro destas andanças o Miguel Cachola participar anualmente, pois é sempre bom encontrar velhos amigos.

José Lagarto

PS: RECORDAR É REVIVER

Comentar post

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados