Segunda-feira, 6 de Outubro de 2008

Abertura Caça Geral 5 Outubro 2008 - Zona de Caça Assoçiativa do Valongo

 

( Companheiros de Jornada - Tio Oliveira, Primo Aza, Alberto Chagas, António Manuel, Zé Manuel e Luíz Charrua)
O 1º dia da Geral tem sempre aquela emoção pois é aquele dia em que temos mais expectativas de cobrar algumas peças e fazer uma boa jornada.  Queremos também ver o resultado de quase um ano a tratar de gerir da melhor forma a zona de caça de que tanto gostamos. Este ano para não variar a tradição manteve-se e lá fiz a abertura como é habitual rumei á minha Terra, Vila Nova da Baronia para caçar na Zona de Caça Associativa do Valongo . Depois de conferidas as formalidades, verificação de licenças, etc. o meu grupo constituído por sete espingardas formou linha sem pressas lá para os lados do Monte dos Tojais, eram umas 8h. A manhã estava solarenga, bastante seca mas com algum frio á mistura, depois de estudada a volta formamos linha e como é habitual fiz a ponta direita. A expectativa de bons resultados era grande pois a zona que nos calhou em sorte tem bastante caça, o que se veio a verificar.
Não tardou muito e ouviram-se os primeiros tiros e as vermelhudas começaram a espirrar por todos os lados, faço os três primeiros tiros e cobro a primeira. Ainda com a respiração bastante acelerada pois a primeira cai bem longe e tive que correr um bocado, o meu Simba para mais duas, cobro a 1ª e a 2ª fica-se a rir de mim tal foi o marteleiro. Foi um dos melhores lances do dia, a paragem do Simba foi excelente, aguentou até á ultima e fez um cobro excelente.
A manhã não corria mal, com o Simba a comandar a jornada, levanta um bando ao qual decido não atirara e esperar que se ponham a jeito, o que veio a acontecer  ao da rnovamente com as vermelhudas faço um triple, feito inédito para um marteleiro, fiquei bastante contente, para mim a jornada poderia acabar. Mal podia eu pensar que o próximo lance me daria um belo doble depois de uma expectacular paragem do meu Simba. A partir daqui já com 7 vermelhudas ás costas e muito calor os lances foram-se sucedendo, cobrei mais três até á primeira paragem para abucha. O Simba ainda me corou uma perdiz ferida por outro companheiro. Quando paramos para descansar lá pelas 09h30h o calor era muito, como não levava nenhuma perdiz pendurada começaram as piadas do costume, então ó marteleiro temos que matar caça para ti… comecei a tirar vermelhudas do casaco e contei 10, tiveram que carregar com algumas pois alguns ainda estavam a zero. Contamos as perdizes e faltava apenas uma para o limite pois os outros companheiros (alguns)  também estavam com a pontaria afinada. Combinamos a volta de regresso e numa zona boa para codornizes e lebres os lances foram-se sucedendo, e para mim surge o melhor lance da jornada. O SImba faz uma paragem bastante forte, até chamei o Zé Manuel que estava na contraponta para ver e lá sai uma lebre que cobro ao primeiro tiro. A partir daqui foi contemplar as várias lebres que ia saindo á minha frente, o Simba ainda parou outra, mas nada a fazer. Não demorou muito cobro mais uma perdiz que vinha á frente de um outro grupo.
Nova paragem para contar a caça, o calor apertava e decidimos parar por ali pois já eram uma 11h00 e o calor era muito. Foi uma jornada memorável, cobrei 11 perdizes e 1 lebre,  correu tudo bem, o meu Simba já com 10 anos de idade provou que ainda está em forma. Ok, geralmente sou marteleiro, mas desta vez excedi-me, também tenho direito, estava afinado neste dia, melhor que isto deve ser difiçil fazer pelo menos da minha parte. No próximo fim-de-semana há mais…
Texto e Fotos: Mário Encarnado
 
 
publicado por cacipesca às 20:40

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Asa a 12 de Outubro de 2008 às 18:47
Estiveste bem... um leiteiroso ( como sempre)!!!

Comentar post

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados