Quarta-feira, 2 de Julho de 2008

Factos - Pesagem 3ª Prova do Camp. Nacional de Pesca Embarcada ao Achigã

 

 

O CACIPESCA tem tentado manter uma posição distante em relação a este assunto, no entanto este tem sido o local escolhido por muitos para abordar a questão da pesagem da equipa nº 26. Muitas pessoas têm perguntado sobre o sucedido e querem saber o que se passou, este post têm esse objectivo.

Embora eu tenha uma opinião pessoal sobre o assunto não a vou aqui expressar pois não tomo partido de nenhum lado por uma questão de neutralidade que penso que este espaço deve ter.

O CACIPESCA também gostava de ver esta questão esclarecida para bem do Campeonato Nacional de Pesca Embarcada ao Achigã e a bem da verdade desportiva.

Muitas equipas sabem o que se passou, outras nem tanto, muitos têm aqui pedido esclarecimentos sobre o sucedido, em seguida tentarei relatar o que se passou e como está a questão neste momento. Baseio-me apenas no que me têm contado e tenho ouvido sobre este assunto. Como sabem estive envolvido na organização da prova, através do CEPA embora de uma forma indirecta.

Não via pesagem da equipa 26 e se tivesse visto não teria problemas em afirmar o que vi. Nem fotos consegui tirara á maior parte das equipas tal era a confusão que se vivia na pesagem da 3ª prova.

Factos
1.       A equipa nº 26 apresentou 3 peixes á pesagem. Supostamente alguém envolvido na pesagem terá tirado o maior exemplar. Este exemplar pesou 880g.
2.       No final a pesagem indicada na ficha  foi de 3,150 kg. Aparentemente esta situação não poderia acontecer pois se o maior pesou 880 g os outros ou pesam a mesma coisa ou então menos.
3.       Aparentemente a pesagem seria de 2150kg e o júri ao ser alertado e aperceber-se do erro tentou corrigir e chamou de imediato um membro da equipa 26 no sentido de rectificar o erro pelo que este elemento não acedeu á sua correcção pois afirmara que os peixes pesavam 3,150kg e não 2,150kg.
4.       De salientar que a pesagem não correu da melhor forma, muita confusão e stress por parte dos pescadores que queriam pesar antes da sua vez. A maior parte das equipas como sabemos não respondem á chamada para a pesagem nem respeitam a ordem.
5.       Alguns membros do júri já afirmaram publicamente que pesaram o maior exemplar. Certo é que no caso desta prova, pesar o maior exemplar em nada conta para a classificação.
6.       No Domingo antes do inicio da 4ª prova foi publicada a classificação não oficial da 3ª prova.
7.       Várias equipas ao tomarem conhecimento do sucedido apresentaram uma reclamação que julgo terão sido subscritas por 6 equipas.
8.        Sobre esta situação o Júri terá reunido sobre o sucedido e terá feito uma exposição á Federação e enviado a reclamação da 6 equipas.
9.       De salientar que ao contrário do que é habitual no dia 23 de Junho ( 2 dias depois) foi publicada no site da Federação a Classificação Oficiosa da 3ª e 4ª prova.
10.   Com os 3,150kg a equipa 26 ficou em 12º lugar e totalizou 12 pontos, com 2,150kg ficaria em 31º lugar se as contas não me falham e teria totalizado 31 pontos. Com os 12 pontos a equipa 26 fica em 1º lugar, com 31 passa para o 4º lugar do campeonato.
11.   Parece que a Federação terá tido dificuldade em resolver a questão  e terá mesmo recorrido aos seus serviços Jurídicos.
12.   Esta semana e segundo o que foi afirmado aqui no Blog pelo A. Ramos que reclamou desta situação, a resposta da Federação foi a de que lamentavam mas nada podiam fazer pois a ficha de pesagem estava assinada pelo Júri.
13.   Neste momento foi entreposto recurso desta decisão para a Federação – Conselho Jurisdicional  e aguarda-se nova decisão.
14.   Desta vez todas as partes envolvidas serão ouvidas.
Parece-me que esta situação deve ser resolvida com calma, temos que ver os dois lados da questão e chegar a uma decisão que seja justa e não levante suspeitas de forma a dignificar o Campeonato. Se por um lado as equipas que reclamaram podem ter razão, também a equipa nº 26 a pode ter. Certo é que algumas pessoas afirmam ter visto a pesagem e que os peixes não poderiam ter aquele peso, vamos lá agora saber.
Penso que não vale a pena levar a questão a extremos e vamos aguardar a decisão final, já no ano passado no Cabril havia relato de situações menos correctas e não levantaram metade da polémica que esta está a ter pois ninguém reclamou uma vez que não sabiam a classificação.
Fica este texto, que me parece relatar em termos gerais os acontecimentos, BASEADO NO QUE OBSERVEI E DAS INFORMAÇÕES QUE ME TÊM CHEGADO. Não quero tomar partido de ninguém, não devo e não me apetece, penso no entanto que não devemos denegrir nem ofender ninguém gratuitamente., podemos até estar perente uma grande insjustiça seja para que lado for. A Federação como Instituição de Bem certamente avaliará o sucedido.
Se tiverem dados novos ou verificarem alguma incorrecção mandem para o seguinte mail cacipesca@sapo.pt
 

Texto: Mário Encarnado

publicado por cacipesca às 22:38

link do post | comentar | favorito
|

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados