Terça-feira, 10 de Junho de 2008

2º Prova - Torneio Terras do Grande Lago 2008

 Classificação Geral  Galeria de Fotos  Classificação do Torneio

 

Realizou-se no passado fim-de-semana em Alqueva – Campinho a 2ª prova do Torneio Terras do Grande Lago 2008. Estiveram presentes nesta prova 24 equipas oriundas de todo o país. O bom tempo marcou presença, temperaturas entre os 27 e os 29 graus e algum vento marcaram os dois dias de prova. Destaque para a forte presença de público que assistiu em bom nº às pesagens nos dois dias de prova.

 

 

 
 
A nossa prova
 
 No 1º dia de prova as coisas correram bastante bem, conseguimos efectuar 5 capturas que pesaram no total 4,155 kg. Como não tínhamos treinado no fim-de-semana anterior decidimos apostar nos mesmos locais e técnicas da 1ª prova (Monsaraz). A estratégia veia a revelar-se eficaz pois para além das 5 capturas ainda perdemos mais alguns peixes que se desferraram bem próximo do barco. As capturas foram-se sucedendo à medida que a prova avançava, com muito trabalho e esforço conseguimos as 5 capturas. No 1º dia lideràvamos a classificação pois todas as restantes equipas tinham sentido grandes dificuldades em efectuar capturas e apenas duas equipas conseguiram efectuar o limite de 5 capturas.

   

Á partida para a 2ª manga sabia-se que nada estava decidido e que teríamos que trabalhar muito para conseguir efectuar capturas pois a diferença de peso entre as várias equipas era bastante pequena. No 2º dia tentamos afastar o fantasma do 2º dia ( Geralmente gradamos) que nos persegue desde a prova de Monsaraz mas tal não veio a acontecer. Decidimos apostar nas mesmas zonas onde tínhamos efectuado capturas no 1º dia mas sem sucesso. Logo nos 1ºs 15 minutos de prova conseguimos uma captura com 0,840 gr que viria a ser a única do dia. Tentamos e esforçamo-nos para fazer mais capturas pois sabíamos que um peixe ou dois faria a diferença no entanto sem sucesso. Não conseguimos mais do que uma captura o que nos relegou para a 6ª posição.
De qualquer forma saímos mais uma vês satisfeitos com a nossa prestação embora desta vez saiba a pouco pois estivemos em 1º lugar e o 6º lugar no final deixou-nos de certa forma tristes. Em Setembro haverá mais, agora teremos que nos concentrar na 3ª e 4ª prova do Campeonato Nacional.

 

1º Dia
No 1º dia de prova, as expectativas eram grandes pois esperava-se por parte da maior parte das equipas que os peixes colaborassem e se registasse maior actividade o que não veio no entanto a acontecer. O nº de capturas foi bastante baixo com apenas duas equipas a conseguirem o limite de 5 capturas. Capturaram-se apenas no 1º dia 44 exemplares. O maior exemplar do dia pesou 1,760 kg e foi capturado pela dupla Ildeberto Martins/ António Carneiro. Registaram-se 2 grades.
No 1º dia lideravam a classificação a dupla Alexandre Nunes/ Mário Encarnado com 5 exemplares a pesarem 4,155 kg. O TICA Team tem demonstrado que está em plena forma e a melhorar as suas prestações prova a prova. Em 2º lugar com 4 exemplares estava a dupla Ildeberto Martins/ António Carneiro que pesou 3,870 kg. Na terceira posição Olímpio Garcia e Antonino Godinho com 5 exemplares a pesarem 3,700kg.

 

2º Dia
Tudo estava por decidir á partida para a 2ª manda, as diferenças de peso eram pequenas e a surpresa veio a acontecer. Foram capturados 37 exemplares e registaram-se 4 grades.
Alexandre Nunes e Mário Encarnado não conseguiram mais do que uma captura e foram relegados para o 6º Lugar. Quem aproveitou bem este deslize foi a dupla Fernando Pereira/ Francisco fole que apresentaram á pesagem no 2º dia 5 exemplares que pesaram 5,630kg e venceram assim a prova. Pedro Ruxa e Francisco Lérias apresentaram á pesagem 5 exemplares que pesaram 5,950kg e conseguiram assim o 2º lugar. O 3º lugar viria a ser ocupado pela dupla Plínio Fonseca/ Paulo Vales com um total nas duas mangas de 5,670kg.O maior exemplar do dia e da prova com 2,400kg foi capturado por Pedro Ruxa.
  
  
Classificação da Prova ( 6 primeiros)
 1º-Fernando Pereira/ Francisco Fole – 6,675 kg
 2º-Pedro Ruxa/ Francisco Lérias – 6,415 kg
 3º-Plínio Fonseca/ Paulo Vales – 5,670 kg
 4º-Jaime Fava Rica / Fernando Cruz – 5,395 kg
 5º-Ildeberto Martins /António Carneiro - 5,355 kg
 6º-Alexandre Nunes/Mário Encarnado – 5,045 kg
 Maior Exemplar - Pedro Ruxa - 2,400 kg
 
Classificação do Torneio Terras do Grande Lago Decorridas 2 Provas
1º - Plínio Fonseca/ Paulo Vales – 4 Pontos
2º - Jaime Fava Rica/ Fernando Cruz – 6 Pontos
3º - Pedro Ruxa / Francisco Lérias – 6 Pontos
4º - Alexandre Nunes/ Mário Encarnado – 13 Pontos
5º - Fernando Pereira/ Francisco Fole – 13 Pontos
6º - Marco Nabais/ João Augusto – 13 Pontos
7º - Olímpio Garcia/ Antonino Godinho – 14 Pontos
8º - Ildeberto Martins/ António Carneiro – 18 Pontos
9º - Joaquim Moio/ Hugo Chinarro – 21 Pontos
10º - João Queiroga/ Pedro Alves – 24 Pontos

 

Organização
Mais uma vez o CEPA marca pontos através da excelente organização desta prova. Os horários foram cumpridos, a pesagem foi rápida e eficaz, jantar e lanche não faltaram para além da habitual presença do Bar do CEPA e da excelente bifana do Maimen. A entrega de prémios e a publicação das classificações decorreram de forma célere e eficaz. Parabéns ao CEPA e a todos os sócios e amigos que muito trabalharam na organização desta prova.

 

Os nºs da prova
Total de peixes capturados (2 dias) - 81
Total de Peixes 1º Dia - 44
Total de Peixes 2º Dia - 37
Peso Total 1º Dia -35,646 Kg
Peso Total 2º Dia -40,530 kg
Peso Total (2 Dias) – 76,175 Kg
Técnicas
Esta é uma das provas em que é difícil dizer qual a técnica , foram utilizadas técnicas de superfície, Texas, cranckbait e spinnerbait..

 

Os peixes
Os peixes não mudaram muito desde a ultima prova do CEPA ( 15 dias), muitos peixes ainda se encontram a guardar os alevins, alguns nem sequer desovaram. A maior parte dos peixes capturados ainda estão magros e com bastantes mazelas provenientes da desova. Estão muito mal tratados, bocas e barbatanas muito afectadas. Fraca actividade e muita dificuldade na localização dos peixes marcaram esta prova.
Flash
   
Texto e Fotos: Cacipesca

 

publicado por cacipesca às 21:19

link do post | comentar | favorito
|

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados