Terça-feira, 9 de Outubro de 2007

ABERTURA CAÇA GERAL

Mais uma vez lá fiz a tradicional abertura à caça Geral, desta vez na minha terra, Vila Nova da Baronia.

Reunidos todos os caçadores pelas 07h30 em frente à Casa do Povo de Vila Nova da Baronia, foram prestadas todas as informações e esclarecimentos por parte da Direcção do Clube de Caçadores Vila-novense.

 

Coube ao meu grupo caçar numa zona onde as lebres são bastante abundantes, a expectativa era grande pois a zona é bastante boa de caça. Coube-me a mim desta vez fazer a ponta direita e apanhar uma daquelas estafas de andar que só eu sei como fiquei com os pés. Mas isso não interessa, assim que começamos a caçar o meu Simba dá sinal e vejo um bando de perdizes á minha frente, não tardou muito e cobro a primeira perdiz. Em seguida as lebres começaram a levantar do imenso pasto que por ali havia, uma atrás de outra, levantavam bastante longe com poucas hipóteses de tiro. Não tardou muito e faço dois tiros a uma lebre que se levantou um pouco longe e nada lá vai ela cheia de saúde, pensei tenho que atirar longe senão não penduro nenhuma. Mais adiante mais dois tiros a uma lebre larga, não devia ter atirado mas a anciã de cobrar uma lebre era grande.

 

Ainda só tínhamos andado uma meia hora e não demorou muito o meus companheiro do lado o Ricardo atira a uma lebre que se levantou à sua frente, e grita-me depois de ter atirado dois tiros, viro-me para trás e ao segundo ficou fulminada, foi mesmo em cheio, um tiro bastante longe. Acreditem ou não mas era cá um cortiço como lhe chama o Nuno, bom… pendurei-a e lá vamos nós outra vês, em 5 minutos saíram-me mais três lebres debaixo dos pés, mas só era permitido cobrar uma e não me restou mais do que contemplar a sua beleza.

Entretanto reparo num bando de mais de 50 perdizes a voar na minha direcção, corro um pouco mais à frente para que não saíssem para outra reserva ali ao lado e atiro mais três tiros, cobrei mais duas perdizes e ainda depenei outra toda que não consegui encontrar. A partir daqui foi um festival de perdizes, ainda atirei mais uns tiros a perdizes largas que não cobrei e errei uma que me saiu de cima de uma azinheira, bem errada.

 

Mais adiante numa zona propícia para codornizes, começaram a saltar aos casais, até suei, não dava á conta, o pasto era tanto que das quatro codornizes que mateis apenas encontrei duas.

Já no regresso aos carros, continuei a ver muita caça mas sem oportunidade para atirar, já bem próximo dos carros cobrei a quarta perdiz, e errei outra muito bem errada, parecia que estava choco, paciência fica para a próxima. No final da caçada pendurei uma lebre, quatro perdizes e duas codornizes.

No total os quinze caçadores do grupo cobraram 13 lebres, 42 perdizes e 25 codornizes. O quadro de caça foi excelente, o convívio e companheirismo também. Correu tudo bem que é o que interessa. No próximo domingo há mais.

 

Mário Encarnado

publicado por cacipesca às 14:15

link do post | comentar | favorito
|

cacipesca@sapo.pt

 

à Pesca/Caça

.Pesquisar no Blog

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Recentes

. Lontras na Barragem da Ma...

. CEPA - Almoço Convívio

. Festival do Peixe do Rio

. Abertura caça geral - Alv...

. Campeonato nacional Juven...

.Arquivos

.Link`s Úteis

----------------------

www.tvnatur.com

http://tvnatur.blogspot.com

----------------------

.:CAÇA

.

.:OUTROS LINK`S DE CAÇA

Benelli

Beretta

Browning

Fabarm

Armaria Alvarez

Sulbeja

Melior

 

-----------------------

.:PESCA

 

.:OUTROS LINK`S DE PESCA

Barragens

------------------------------
.:CONSERVAÇÃO/NATUREZA

 

-----------------------

.:DIVERSOS

 

-----------------------

.:Blog`s Amigos

Histórias de Caça em Portugal

Ribeira Seca

Pedro Weigand

Pesca em Revista

 

 

.últ. comentários

Tem mais beleza que a sua pergunta...quem não sabe...
Ola! Eu estava a passar ferias no Alentejo perto d...
Olá, eu gostaria de saber o que vocÊ acha dessa ca...
Olá JoãoObrigado pelo seu comentário.Gostei muito ...
Eu estive acampado na Barragem da Marateca perto d...
Boa Tarde ArturObrigado pelo seu comentário.envie-...
Boa tarde!Tenho lido o seu blog ao longo dos anos ...
Boas noites caros amigos, deixo aqui o nosso blog ...
Em Moçambique o nome do peixe é «Mussopo».Vi um pe...
Se o peixe gato do Alqueva é preto é exactamente ...

.mais comentados